menu Início chevron_right
Ação Social

Greenpeace

RadioClickMix | 2018-03-06

Clique na imagem para conhecer

A história do Greenpeace começou em 1971, no Canadá, quando um grupo de ecologistas, jornalistas e hippies zarparam do porto de Vancouver, no Canadá, rumo ao Ártico.

A bordo de um velho barco de pesca chamado Phyllis Cormack, os ativistas queriam impedir que os Estados Unidos levassem a cabo testes nucleares em uma pequena ilha chamada Amchitka, na costa ocidental do Alasca.

Para levar adiante tal empreitada, o grupo tentou arrecadar fundos com a venda de broches. Verde (Green) e Paz (Peace) eram as palavras de ordem, mas não cabiam separadas no broche. Nascia assim o nome Greenpeace.

Interceptados antes de chegar a seu destino, os ativistas não impediram os Estados Unidos de detonarem a bomba. Mas sua obstinação e coragem despertou a atenção do planeta. Após forte pressão popular, os testes nucleares foram suspensos em Amchitka, então declarada santuário de pássaros. O protesto pacifista teve ainda consequências muito além da esperada. A ideia de que alguns indivíduos podiam fazer a diferença por um planeta mais verde e pacífico se tornou realidade e arrebatou uma legião de seguidores. Foi também o embrião do que é hoje a maior organização ambientalista do mundo.

Um dos tripulantes do Phyllis Cormack, o jornalista Robert Hunter, leu durante a viagem um livro sobre mitos e lendas indígenas. Um trecho impressionou a tripulação: ele narrava a previsão feita 200 anos antes por uma velha índia cree, chamada Olhos de Fogo, sobre o futuro do planeta:

“Um dia a terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos nas correntezas dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris.”

Alguns anos depois, o nome “Guerreiro do Arco-Íris” (Rainbow Warrior, em inglês) seria pintado no casco do mais famoso navio do Greenpeace e viraria sinônimo de ativismo ambiental.

Escrito por RadioClickMix

Comentários

Esta postagem atualmente não tem comentários.

Deixe um Comentário





ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Estamos aqui, para qualquer pergunta, dúvida, elogio, parceria ou reclamação.





  • cover play_circle_filled

    Canal Pop Hits
    Rádio Click Mix

  • cover play_circle_filled

    Canal Pop Rock Brasil
    Rádio Click Mix

  • cover play_circle_filled

    Canal Rock n’ Roll
    Rádio Click Mix

  • cover play_circle_filled

    06AM Ibiza
    Underground radio

  • cover play_circle_filled

    01. Everything
    TobyMac

    add_shopping_cart
  • cover play_circle_filled

    Programação Bumerangue 03
    Rádio Click Mix

play_arrow skip_previous skip_next volume_down
playlist_play